O presidente Lula e a primeira-dama, Janja, participaram, na noite desta sexta-feira (05), de uma recepção que a coroa britânica fez aos chefes de Estado convidados para a cerimônia de coroação do Rei Charles III, que será realizada neste sábado (06). O próprio Rei Charles III recepcionou Lula e Janja na noite desta sexta-feira no palácio de Buckingham.
Durante o encontro com o presidente Lula, o monarca manifestou seu interesse e preocupação em temas como as mudanças climáticas e a economia circular. Charles III e Lula havia se falado por telefone no início do ano, quando o monarca tratou mais especificamente sobre temas ambientais, que é uma de suas maiores preocupações e motivo para busca de parcerias com o Brasil.
Lula compartilhou a foto do encontro em suas redes sociais e destacou sua agenda de encontros com chefes de outros países durante sua passagem pelo Reino Unido. “Encerrando o dia na Inglaterra. Agora a noite participei da recepção na véspera da coroação, onde conversei com o Rei Carlos III e chefes de estado da Alemanha, Israel, Irlanda, Coréia do Sul e outros países. Amanhã, ainda em Londres, participo das celebrações da coroação”, postou.
Antes o presidente havia se reunido com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, onde tratou de temas como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a agenda climática global. Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, o premiê anunciou que o Reino Unido fará a doação de R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia.
Em nota divulgada após o encontro, Lula e Sunak, afirmaram que “a paz é do interesse de todos”, referindo-se à guerra entre Rússia e Ucrânia, além disso, ambos destacaram que voltaram a se encontrar durante a reunião do G7, que será realizada no Japão, no final do mês e também da cúpula do G20, que em 2024 será sediada no Brasil.
A cerimônia de coroação de Charles III e da rainha consorte Camilla será realizada na manha deste sábado e contará com a presença de milhares de súditos, além de transmissão por Tvs de todo o mundo. O horário previsto para o início da cerimônia é às 10h (horário local), partindo da Abadia de Westminster. O cardeal responsável pela cerimônia é o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a maior autoridade da Igreja Anglicana.