O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às pressas na noite desta segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma. Segundo o hospital, o presidente está na UTI e "encontra-se bem".
Conforme o primeiro boletim médico, divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), Lula começou a se sentir mal em Brasília, onde realizou um exame de imagem após relatar dor de cabeça, ainda em uma unidade hospitalar da capital federal.
"A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências", informou o hospital.
Segundo o boletim médico, "no momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitoramento em um leito de UTI". Um novo boletim será divulgado pela manhã, seguido de uma entrevista coletiva programada para as 9h.
Lula está sendo acompanhado pela equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
ACIDENTE DOMÉSTICO
Em 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, batendo a nuca e precisando levar cinco pontos. Após exames de imagem, foi liberado, mas orientado a evitar viagens longas, como a ida à cúpula do Brics na Rússia. Ele descreveu o acidente como "grave, mas sem afetar partes delicadas" e, em conversa com aliados, chamou o episódio de "bobagem".
CIRURGIA HÁ UM ANO
Lula, de 79 anos, passou por uma artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023, uma cirurgia para substituir a cartilagem desgastada por uma prótese. Um ano após o procedimento, realizou exames de revisão.