Nesta terça-feira, 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma tentativa de resolver o impasse relacionado às obras do túnel Santos-Guarujá.
O encontro teve início por volta das 14h30 e durou aproximadamente 1h30. Além de Lula e Tarcísio, participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Pela manhã, o governador já havia se reunido com os dois ministros, sem a presença do chefe do Executivo.
O governo federal tinha a intenção de construir a obra com menor participação da iniciativa privada e sem a gestão estadual, que queria financiar o empreendimento com recursos federais. O túnel, inclusive, é uma das obras prioritárias do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no ano passado por Lula. Contudo, a intenção do governo federal gerou uma tensão na relação com a gestão de Tarcísio.
Na sexta-feira, 2, o petista viajará para Santos, no litoral de São Paulo, para anunciar o início das obras do túnel. Até o momento, porém, a presença de Tarcísio no evento é incerta.