O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma tomografia na cabeça nesta quinta-feira (19), que mostrou que ele está bem e liberado para viajar, de acordo com sua equipe médica. O exame era parte do protocolo pós-operatório. Com a alta médica, ele retornará a Brasília e retomará sua agenda de trabalho.
"O hematoma não existe mais e é um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte", explicou o médico Roberto Kalil.
Na sexta-feira, Lula se encontrará com ministros em um almoço na Granja do Torto, em vez da tradicional reunião ministerial de fim de ano. O formato mais informal visa poupar o presidente, que ainda precisa de repouso após a cirurgia de emergência para drenar um sangramento, consequência de uma queda em outubro.
Lula teve alta do hospital no domingo (15), mas ficou esses dias em sua casa em São Paulo para aguardar a realização do exame desta quinta.
ALTA NO DOMINGO
Ao receber alta do hospital no domingo, Lula se emocionou ao contar, ao lado da primeira-dama Janja, sobre o acidente em que bateu a cabeça e quando percebeu a gravidade da situação, que levou à cirurgia de emergência na madrugada de 10 de dezembro.
"Como eu achava que eu tava curado, eu confesso a vocês que eu fiquei um pouco assustado pelo volume de crescimento da quantidade de líquido na minha cabeça. Eu fiquei preocupado com a urgência que eles pediram para vir para cá [hospital]", disse.
Ao lado da primeira-dama Janja, Lula revelou que ficou assustado quando os médicos pediram sua viagem urgente a São Paulo, após uma tomografia em Brasília indicar um hematoma intracraniano. Dois dias após a cirurgia, ele passou por um novo procedimento preventivo para evitar novos sangramentos.