
O presidente Lula disse nessa quarta-feira (5) que o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, é o tipo de político que vive de bravata e que foi assim que ele fez sua campanha. Lula diz que isso não deve ser uma preocupação do Brasil.
O presidente brasileiro deu a declaração ao comentar a ameaça de Trump de taxar países que compõem o Brics com tarifas de 100%. O republicano afirmou que levará a ameaça a frente se os países do bloco continuarem buscando uma moeda alternativa ao dólar americano.
Para Lula, o bloco dos Brics tem direito de ter moeda própria para comércio. Ele afirma que nenhum país, independente de sua importância e grandeza, pode estar comprando brigas com outras nações o tempo inteiro.
Os Brics significam quase metade da população mundial, significa quase metade do comércio exterior desse mundo, e temos o direito de discutir uma forma de comercialização que a gente não dependa só do dólar. Não foi o mundo que decidiu, não foi a ONU, que o dólar seria a moeda. Foram os Estados Unidos.
Já o presidente americano, afirmou que irá exigir um compromisso desses países "aparentemente hostis" de que eles não criarão uma nova moeda ou apoiarão outra moeda para substituir o dólar americano, caso contrário, eles sofrerão tarifas de 100% e não poderão mais comercializar seus produtos à economia americana.
Entretanto Lula mantém sua postura de que a preocupação principal deve ser cuidar do Brasil e que não se deve dar legitimidade às "bravatas" de Trump.