O presidente Lula (PT) fez uma menção velada ao bilionário Elon Musk em seu discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU. Ele disse que empresários não estão acima da lei, inclusive no ecossistema digital. É uma referência à proibição do X, comprado por Musk e depois rebatizado por ele, pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
O presidente ainda disse que tomada de empréstimos internacionais virou Marshall às avessas: países da África tomam empréstimos até oito vezes maior que Alemanha e 4x maior que EUA.
INCÊNDIOS
Lula menciona incêndios e estiagem no Brasil e diz que governo não abdica de soberania nem terceiriza responsabilidades, mas admite que é preciso fazer muito mais.
Após meses de seca, boa parte do Brasil entrou em chamas em agosto, dobrando a área atingida desde o início do ano. Segundo dados do Monitor do Fogo da plataforma MapBiomas, divulgados nesta quinta-feira (12), no último mês a área queimada no país foi de 56.516 km².
CUBA
Durante seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, Luiz Inácio Lula da Silva diz que Cuba não pode continuar classificada como país que defende terrorismo.
Sob o governo do petista, o Brasil voltou a se posicionar contra o embargo americano ao país latino-americano em votação na Assembleia-Geral das Nações Unidas do ano passado. A mudança ocorreu após a quebra na tradição brasileira de criticar o bloqueio durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
(Com informações da FolhaPress)