Lula, FHC, Temer e Collor têm 'dinheiro esquecido' de saldo a receber

Saques dos valores serão autorizados a partir do dia 7 de março; há mais de R$ 6 milhões disponibilizados pelo Banco Central

Lula, FHC, Temer e Collor têm 'dinheiro esquecido' de saldo a receber | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e três ex-mandatários têm dinheiro "esquecido" em bancos, instituições financeiras ou cooperativas. Além do atual chefe do Planalto, Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello também possuem valores a serem resgatados, conforme consta no sistema Banco Central (BC).

A consulta pode ser feita no site Valores a Receber, administrado pelo BC. A informação sobre o dinheiro esquecido por Lula e os ex-presidentes foi divulgada pelo site Poder 360 e confirmada pelo GLOBO.

O site do BC não disponibiliza qual o valor exato que cada um deles vai receber. Os ex-presidentes Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff não têm dinheiro "esquecido" para ser sacado.

Lula, FCH, Temer e Collor Evaristo Sá/AFP - Ricardo Stuckert - Maria Isabel Oliveira - Roque de Sá/Agência Senado 

Consultas

Após três dias da liberação, mais de 10 milhões de consultas já foram feitas sobre eventuais valores "esquecidos" por brasileiros em bancos, instituições financeiras e cooperativas. Nessas buscas, mais de 2,8 milhões de pessoas físicas e jurídicas descobriram ter algum dinheiro a receber, entre os mais de R$ 6 milhões disponibilizados. Os saques, no entanto, só serão autorizados a partir do dia 7 de março, após 11 meses de bloqueio.

A consulta pode ser feita no site Valores a Receber, administrado pelo Banco Central (BC), que voltou a realizar consultas após um período de instabilidade devido ao número de acessos simultâneos. Na plataforma, é possível consultar saldos de pessoas já falecidas e resgatar esses valores. A consulta aos valores "esquecidos" estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques.

O sistema tem novidades, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no Whatsapp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Além dessas melhorias, haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

 

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES