A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, representará o governo brasileiro na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (20). Segundo diplomatas, o convite foi enviado à chancelaria brasileira e a presença de Viotti foi confirmada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado e, até o momento, não houve conversa telefônica com Trump para tratar da relação entre os dois países. Auxiliares de Lula afirmam que não há previsão de uma ligação nos próximos dias.
TRADIÇÃO AMERICANA
A ausência de convite a Lula segue a tradição americana, que, ao contrário do Brasil, costuma convidar apenas os embaixadores dos países em Washington para as cerimônias de posse dos presidentes dos EUA.
Caso o embaixador não possa comparecer e o governo deseje enviar um representante, geralmente é escolhido o encarregado de negócios da embaixada, o número dois da missão diplomática. No entanto, nada impede que o presidente eleito decida convidar chefes de Estado. Segundo o jornal "La Nación", o presidente da Argentina, Javier Milei, estará presente na posse do segundo mandato de Trump.