Lula planeja indicar presidente da COP de Belém em Nova York, em agendas da ONU

Nome mais cotado para ser indicado à presidência da COP 30, o Embaixador André Corrêa do Lago, fará parte da comitiva

Embaixador André Corrêa do Lago, | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Assessores têm sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que antecipe a escolha do presidente da COP30, que ocorrerá em Belém em 2025.

Inicialmente, Lula planejava anunciar o nome do presidente da conferência da ONU sobre clima durante a COP29, marcada para novembro deste ano em Baku, no Azerbaijão.

No entanto, assessores do Planalto, do Ministério do Meio Ambiente e do Itamaraty têm indicado que o anúncio poderia ser feito em Nova York, neste setembro, durante a participação do presidente em eventos paralelos à abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula tem demonstrado disposição para seguir essa sugestão.

Segundo assessores, a ideia de antecipar o anúncio já existia antes. Mas os fortes incêndios que atingem o país, na avaliação de fontes, “reforça a importância de evidenciar o compromisso com a agenda climática”, além de apresentar logo um nome para a comunidade internacional.

Cotado estará em NY

Nome mais cotado para ser indicado à presidência da COP 30, o Embaixador André Corrêa do Lago, fará parte da comitiva que irá a Nova York para a Assembleia Geral da ONU.

Corrêa do Lago nasceu em 1959 e exerceu, no Brasil, funções nas áreas de organismos internacionais, promoção comercial, cerimonial e energia. No exterior, serviu nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES