O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva será premiado. A premiação acontece, em novembro, na França, pela revista especializada 'Politique Internationale' por "encarnar" a "esperança" de seus compatriotas "decepcionados" com Jair Bolsonaro, segundo revelou seu o diretor da publicação Patrick Wajsman à AFP.
Trata-se de uma revista trimestral especializada em diplomacia. A publicação destaca ainda "a tenacidade exemplar" do ex-presidente de esquerda "diante das perseguições políticas e judiciais", que foi "recompensada com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular suas condenações".
Igualdade
Sua presidência entre 2003 e 2010 também foi "marcada pela vontade de promover a igualdade racial e social em seu país", permitindo que "30 milhões de brasileiros saíssem da pobreza", acrescentou.
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) disse no mês passado que definirá no início do ano que vem se lançará sua candidatura às eleições presidenciais de outubro de 2022 contra o Bolsonaro.
Lula, por sua vez, dedica esse prêmio "ao povo brasileiro". "Em particular aos companheiros que permaneceram ao meu lado quando estive preso em Curitiba", frisou na entrevista.