Lula terá reunião com Lira e Pacheco para amenizar crise entre Governo e Congresso

O presidente Lula se reunirá na próxima semana com o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir a crise com o Congresso.

Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira | Cristiano Mariz/Agênca O Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Diante da crescente crise com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por marcar reuniões na próxima semana com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O objetivo desses encontros é tentar melhorar a relação com os parlamentares, incluindo vice-líderes do governo de diversos partidos aliados, como MDB, PSD, PSB, União e PP, ampliando assim o contato direto com a base congressista.

NOVAS DERROTAS PREVISTAS: Durante uma reunião que durou quase três horas nesta sexta-feira, Lula foi informado sobre a alta probabilidade de o governo sofrer novas derrotas no Congresso na semana seguinte. Os líderes indicam que a expectativa é a derrubada do corte de R$ 5,5 bilhões das emendas de comissão e do veto ao trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) relacionado ao cronograma de pagamento de emendas.

POLÊMICA DA SAIDINHA DE PRESOS: Além disso, há uma perspectiva de que o veto de Lula ao trecho da lei que limita a "saidinha de presos" também seja derrubado. No entanto, existe a possibilidade de o Congresso adiar a votação desse veto na próxima semana. 

PEC DO QUINQUÊNIO: O governo também está mobilizando esforços para evitar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a reintrodução do quinquênio para juízes e promotores, com a argumentação de possíveis impactos negativos nos cofres estaduais e nos salários dos servidores. Entretanto, os líderes avaliam que essa PEC não passaria no plenário do Senado.

Com informações de O Globo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES