O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Porto Alegre neste domingo (5) para acompanhar a situação do Rio Grande do Sul, que foi assolado por fortes chuvas nesta semana. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, em sua rede social. Ainda não há horário confirmado para a chegada do presidente.
O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal, na quinta-feira.
Está será a segunda ida do presidente ao estado, que contabiliza mais de 50 mortos por conta da chuva e das cheias dos rios e 42,2 mil pessoas fora de casa.
Lula esteve no Rio Grande do Sul na quinta-feira. O presidente foi até a cidade de Santa Maria, na região Central do estado.
Segundo Pimenta, neste domingo o presidente deve ir a Porto Alegre acompanhado de nove ministros, entre os quais, Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde).
Neste sábado (4), o ministro Pimenta e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram para a capital gaúcha instalar uma sala de monitoramento da situação no estado. O governo federal também tem uma sala de situação em Brasília, no Planalto.