Neste domingo, 5 de novembro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou uma visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília. O Inep desempenha um papel crucial na administração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exame aplicado em todo o país com o propósito de selecionar estudantes que terão a oportunidade de ingressar nas universidades.
De acordo com informações fornecidas por sua assessoria, Lula realizou uma visita à sala de monitoramento do Inep, responsável pela supervisão da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e dos ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Camilo Santana (Educação), o presidente teve a oportunidade de conhecer o processo de monitoramento do exame. Após a visita, o presidente conversou com os membros da imprensa e assegurou que as chuvas no país não causarão interrupções na aplicação do Enem.
"Essa tranquilidade do anúncio do ministro Camilo é muito importante porque ontem nós estávamos um pouco preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não poderia ter o Enem por causa da chuva e da falta de energia em algumas escolas, eu conversei ontem de manhã com o ministro das Minas e Energias, que conversou com o companheiro Camilo, que conversou com a agência nacional, ele se comprometeram de que hoje todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem ou estariam prontas com energia consertada, ou aquela que não tivesse pronta teria gerador", afirmou o presidente.
Lula disse ainda que se, mesmo com esforço, algum candidato tiver problemas devido às chuvas, ele será beneficiado em outra prova.
"Pode ser que em alguma cidade por conta da chuva, quem sabe no paraná ou em Santa Catarina tenha algum problema, mas se tiver problema esses meninos e meninas serão beneficiados na outra prova do Enem", afirmou.