O presidente Lula (PT) voltou a usar o X (ex-Twitter) na quinta-feira (10), após o desbloqueio da plataforma no país por determinação de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se manifestou em relação ao retorno do presidente à rede social. Lula fez sua primeira publicação, afirmando: “Aqui é Brasil”.
O presidente, que já criticou o proprietário da plataforma, Elon Musk, afirmou que o bilionário precisa de respeito às regras do Brasil. Além de Lula, nove de seus 37 ministros também retornaram ao X, onde alguns destacaram a importância da soberania nacional. “No Brasil temos memes… e também temos leis!”, comentou Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos.
Os ministros que se tornaram ativos na rede social incluem:
- Carlos Fávaro - Agricultura
- Juscelino Filho - Comunicações
- Paulo Teixeira - Desenvolvimento Agrário
- Macaé Evaristo - Direitos Humanos
- Jader Filho - Cidades
- Alexandre Padilha - Relações Institucionais
- Wellington Dias - Desenvolvimento Social
- Jorge Messias - Advocacia-Geral da União
- Márcio França - Empreendedorismo
O retorno dos ministros sinaliza o esforço do governo em promover a presença de suas redes sociais.
reativação do X no Brasil
O X foi autorizado a retomar suas atividades no Brasil na terça-feira (8), após quitar multas, indicar uma representação legal e suspender perfis que foram bloqueados judicialmente. A suspensão da plataforma, ocorrida em 30 de agosto, fez com que alguns membros do governo utilizassem outras redes sociais, como Bluesky e Threads, para se comunicarem com o público.
Para mais informações, acesse meionews.com