O candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), iniciou o debate desta terça-feira (17), promovido pelo portal UOL e pela RedeTV!, mencionando a agressão sofrida no encontro anterior entre os candidatos, quando foi atingido por uma "cadeirada" de José Luiz Datena (PSDB).
No debate do último domingo (15), transmitido pela TV Cultura, a discussão foi interrompida após Datena ser chamado de "arregão" e reagir com a agressão. Pouco antes, Datena havia dito "não estar feliz" com o ocorrido.
"Não estou nem um pouco feliz com o que aconteceu no último debate, claro que não. Mas, desde criança, o meu pai me ensinou que eu teria que honrar a mim mesmo e à minha família até a morte. E eu estou disposto a fazer isso, mas estou disposto a conversar", declarou o candidato do PSDB.
Após ser chamado de "orangotango", Datena teve um direito de resposta concedido, e chamou Marçal de "ladrão de velhinho".
"Você vai responder na Justiça as injúrias contra mim. Você pode ter certeza, porque eu não bato em covarde duas vezes. Covarde apanha uma vez só. Eu não vou fazer isso. Me arrependo, mas muitos juristas já falam em legítima defesa da honra", rebateu.
Ao ser questionado sobre a agressão pela candidata Maria Helena (NOVO), Datena reafirmou que agiu em "defesa da honra pessoal". Marçal, que participou do debate com a mão enfaixada, voltou a criticar Ricardo Nunes (MDB), provocando um novo bate-boca. Nesse momento, a jornalista Amanda Klein interveio e advertiu ambos os candidatos.
SOBRE O DEBATE
A RedeTV!, em parceria com o UOL, está realizando um debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, 17 de setembro, sob a mediação da jornalista Amanda Klein.
O evento, que começou às 10h20 na sede da emissora, localizada na Grande São Paulo, reúne os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
O debate é dividido em cinco blocos: dois dedicados ao confronto direto entre os candidatos, dois com perguntas feitas por jornalistas da RedeTV! e do UOL, e o último reservado para as considerações finais.