Garantir acesso à água e aos alimentos aos povos indígenas foi o principal assunto do encontro entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e a ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara.
“Acertamos um caminho para que possamos apoiar as comunidades indígenas, respeitando as tradições e dialogando com cada uma, para que a gente possa caminhar rumo àquilo que o presidente Lula mais nos recomendou: assegurar apoio à produção de alimentos e solucionar a situação de abastecimento de água em várias comunidades indígenas pelo Brasil”, destacou Wellington Dias.
Na reunião, os ministros debateram estratégias conjuntas com foco na segurança alimentar e combate à fome, além de abastecimento de água nos territórios das comunidades tradicionais, considerando as particularidades de cada povo. A ministra Sônia Guajajara reforçou a importância do trabalho interministerial.
“Seguindo essa orientação do presidente Lula, que é a de trabalhar sob esse princípio da transversalidade, estamos firmando esse pacto, esse acordo, para atender da melhor forma possível a diversidade de povos, culturas e territórios em todo o país”, declarou a chefe do MPI.
O ministro Wellington Dias explica que a parceria também será voltada “para o fomento, com equipamentos para melhorar as condições de vida das populações, respeitando o trabalho feito de forma coletiva”.
(Com informações do MDS)