O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmando sua participação na cúpula do G20, que ocorrerá no Brasil em novembro. Datada de 18 de setembro, a carta aceita o convite brasileiro e afirma que a Argentina está disposta a contribuir para o sucesso da reunião.
Fontes que tiveram acesso ao documento mencionam que a comunicação destaca os interesses compartilhados entre os dois países.
SE MOSTRANDO INTERESSADO
Essa carta, revelada inicialmente pelo jornal argentino La Nación, é a terceira que Milei enviou a Lula. A primeira foi enviada antes da posse de Milei e convidava Lula para um evento ao qual o presidente brasileiro não compareceu, em razão das críticas feitas por Milei durante a campanha eleitoral.
O presidente argentino também compartilhou em redes sociais várias publicações que alegavam a existência de uma ditadura, perseguição e tirania no Brasil.
Em julho, ao invés de participar da cúpula do Mercosul no Paraguai, Milei foi ao Brasil para a Conferência de Ação Política Conservadora em Balneário Camboriú (SC), onde se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não solicitou uma reunião com Lula.
Em um discurso recente, Milei afirmou que a Justiça brasileira é controlada pelo PT e que o bloqueio do X pelo ministro Alexandre de Moraes só poderia ser apoiado por um “tirano”. Apesar do desconforto causado pelo comportamento de Milei, o governo Lula ajudou a Argentina em pelo menos duas ocasiões neste ano.