Em sua primeira visita oficial, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, esteve na manhã desta segunda-feira (10) em dois pontos de cultura do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Durante a visita, a ministra e o governo do estado assinaram convênio para repassar uma verba de R$ 180 mil ao Centro Cultural Oca dos Curumins, na comunidade. O dinheiro será repassado em três parcelas anuais de R$ 60 mil.
Ao todo, 300 pontos de cultura do Rio de Janeiro começam a receber o mesmo valor. De acordo com a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, apenas 15 pontos ainda não assinaram o convênio por falta de documentação. Um deles é a instituição Raízes em Movimento, do Alemão, que, segundo a secretária, já está providenciando os papéis.
Ao assinar o convênio com a Oca dos Curumins, Ana de Hollanda assistiu a uma apresentação de capoeira de crianças da comunidade e comentou a importância de ter escolhido o Alemão para a sua primeira vista. ?O que aconteceu no Alemão reflete para o Brasil todo como a aliança dos moradores com o Estado pode mudar uma situação quase perdida. E a cultura tem que estar sempre presente?, afirmou.
O governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, concordou com a ministra. ?É principalmente através da cultura que podemos fortalecer a presença do Estado nas comunidades. Vamos ganhar essa guerra principalmente através da cultura?, disse.
A ministra também visitou a estação do teleférico na Fazendinha, no Conjunto de Favelas do Alemão, onde será construído um centro cultural.