A ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, submeteu-se a uma cirurgia para retirada de um câncer na mama. Ela confirmou nesta segunda-feira (16) que passou pelo procedimento, realizado em Brasília no mês passado.
Helena retirou uma microcalcificação de aproximadamente 3 milímetros da mama em 21 de dezembro. Ela deixou o hospital Santa Lúcia, em Brasília, em 24 de dezembro e permaneceu de licença médica até 9 de janeiro.
A ministra afirmou que não precisará passar por quimioterapia e que voltará a fazer exames daqui três meses. ?Estou ótima?, disse em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.
Esta não é a primeira vez que a ministra detecta um carcinoma. Há 18 anos, ela teve de passar por cirurgia semelhante, mas também não houve necessidade de quimioterapia.
Desta vez, afirmou, Helena detectou a calcificação durante exame de rotinas, que costumava realizar uma vez por ano. ?Por isso são importantes os exames de prevenção?, disse.
A ministra desmentiu a informação de que a presidente Dilma Rousseff teria a convocado para uma reunião poucos dias após a cirurgia. Pelo contrário, disse, Dilma teria pedido que Helena voltasse para casa ao saber que a ministra estaria de volta ao Palácio antes do fim de sua licença médica.