Ministra Marina Silva recebe ambientalistas do Piauí; veja com foi encontro

Para o jornalista André Pessoa que lidera a campanha em defesa da Serra Vermelha em conjunto com uma série de entidades, entre eles, a ambientalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí, essa é uma vitória da natureza brasileira.

André Pessoa com a ministra Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu na última sexta-feira, Dia da Caatinga, os ambientalistas André Pessoa, Toni Nogueira e Maria Conceição Araújo. O encontro foi para celebrar o compromisso do Governo Federal em proteger a região da Serra Vermelha, no Piauí.

Na quarta-feira, na Câmara dos Deputados, eles já tinham sidos convidados pelo deputado federal Merlong Solano (PT), para o lançamento no Parlamento do livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa.

André Pessoa mostra o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, para Marina Silva. (Foto: Divulgação)

O encontro reuniu os principais ambientalistas do Brasil e das ONGs que lutam pela Mata Atlântica, num debate sobre a preservação da Serra Vermelha, área entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, com enclaves de floresta tropical.

Instituições como a SOS Mata Atlântica, Associação de Preservação do Meio ambiente e da Vida, Instituto Ecológico Caatinga, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradas da Caatinga e Movimento Nacional de Direitos Humanos participaram do encontro.

Merlong Solano (C) durante encontro em defesa da Serra Vermelha. (Foto: Divulgação)

Na reunião na sede do ministério do Meio Ambiente com o secretário executivo do órgão, João Paulo Capobianco, ficou garantida a preservação da região da Serra Vermelha.

Essa foi uma grande vitória da campanha SOS Serra Vermelha que há 17 anos luta pela preservação da região e contra os projetos de desmatamentos e carvoarias que ameaçavam toda a Chapada da Serra Vermelha.

André Pessoa e a ministra Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador. (Foto: Divulgação)

O anúncio oficial da garantia de preservação da Serra Vermelha deve ser feito nos próximos meses num evento organizado pelo próprio MMA.

Emoção no encontro

Durante o encontro com a ministra Marina Silva, a ambientalista e defensora dos direitos humanos, Maria Conceição Araújo, mais conhecida como dona Cecé, cantou para ministra e seus principais assessores deixando todos emocionados.

Marina Silva recebeu o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa. (Foto: Divulgação)

Marina fez questão de convidar dona Cecé para cantar nas comemorações do Dia do Meio Ambiente que deve acontecer em Brasília no próximo mês de junho e também no anúncio oficial da preservação da, Serra Vermelha.

Para o jornalista André Pessoa que lidera a campanha em defesa da Serra Vermelha em conjunto com uma série de entidades, entre eles, a ambientalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí, essa é uma vitória da natureza brasileira. "Talvez ainda seja cedo para nossa sociedade entender a importância desse movimento em defesa da Serra Vermelha, São mais de 400 mil hectares protegidos. Somente as novas gerações saberão reconhecer nossa luta", explicou. 

Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa. (Foto: Divulgação)

André Pessoa também fez questão de homenagear in-memorian o biólogo e presidente da Fundação Rio Parnaíba, Francisco Soares, e a professora Raquel Fernandes, ambos decisivos no início da campanha na década de 2000.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES