Ministro da Transparência critica Lava Jato em conversa com Renan

Fabiano era ainda conselheiro do Conselho Nacional de Justiça

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em mais uma saga de áudios revelados de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, desta vez o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, foi o alvo. O ministro que deveria lutar pela transparência do governo e pelo prosseguimento da Lava Jato, aparece em uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, criticando a própria Lava Jato.

Na época, Fabiano era ainda conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e foi indicado ao cargo pelo próprio Renan Calheiros. Nos áudios divulgados pelo Fantástico, o atual ministro faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e também dá conselhor e consultorias aos investigados na operação.

Neste mês, ele assumiu o Ministério da Transparência - pasta criada pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.

Mas no dia 24 de fevereiro, durante as tratativas do acordo de delação premiada, Sérgio Machado foi até à casa de Renan para conversar sobre äs providências e ações que ele estava pensando acerca da Operação Lava Jato" e disse que participaram da conversa dois advogados de Renan: Bruno e Fabiano.

Sérgio Machado disse que o tom da conversa foi de "reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Lava Jato". O ministro da Transparência, de acordo com a gravação, orienta Renan e Sérgio Machado a como se comportar em relação à Procuradoria-Geral da República.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES