O ministro do Esporte, Orlando Silva, cobrou das autoridades de São Paulo o rápido início das obras do estádio que sediará os jogos da Copa de 2014 em solo paulista. "Espero que nos próximos dias São Paulo tenha uma definição (sobre o início das obras em seu estádio para a Copa)", disse o ministro durante 10º Fórum Empresarial, na Bahia, nesta sexta-feira.
Na última quinta-feira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público, que libera o Corinthians para iniciar as obras de seu estádio, já está pronto para ser assinado.
Além de São Paulo, o ministro Orlando Silva lembrou que Natal também não iniciou as obras do estádio que abrigará a Copa do Mundo de 2014 no Estado.
Segundo um relatório divulgado nesta semana pelo Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), o Estádio das Dunas, em Natal, é o mais atrasado. De acordo com o documento, a ordem de serviço para o começo das obras só foi assinada pelo governo e pela construtora OAS no último dia 15. Em São Paulo, o começo da obra está marcado para este mês, mas há pendências com o Ministério Público.
Diante deste cenário, Silva admitiu a existência de problemas, mas disse que o Governo sabe quais são eles e como resolvê-los. O ministro do Esporte também afirmou que as obras de infraestrutura para os eventos estão sendo acompanhadas e ficarão prontas a tempo.
Ele citou a criação da Secretaria de Aviação Civil, órgão fiscalizado diretamente pela Presidência da República, como uma das ações que mostram o compromisso do Governo com as obras.