O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chega amanhã a Teresina onde irá discutir a definição de um plano de Governo para enfrentar a dengue no Estado. No Piauí, o número de municípios que correm o risco de apresentar uma epidemia da doença supera 40 cidades.
O ministro participa de reunião com o governador Wilson Martins (PSB), com prefeitos e secretários de saúde de 43 municípios ameaçados pela dengue no Estado.
Em todo o Brasil nove Estados, além do Piauí, correm o risco de enfrentar uma epidemia da doença. No Nordeste, estão em alerta o Ceará, Maranhão, Sergipe, Bahia e Paraíba, na região Norte são os Estados de Amapá e Amazonas.
O Estado do Rio de Janeiro também está ameaçado pela dengue. Com a visita do ministro, o Governo Federal espera que Estados e municípios reforcem as ações de vigilância e combate a dengue.
Temporão chega a Teresina por volta das 11h30 da manhã, seguindo direto para o Palácio de Karnak. Logo após, concede entrevista coletiva para a imprensa.
Depois do Piauí, o próximo Estado a receber a visita do ministro será o vizinho Ceará. Este ano, os casos de dengue no Piauí aumentaram 35,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Telmo Mesquita, as Unidades de Saúde do Estado já estão se preparando para atender os pacientes com sintomas da doença.
"Essas pessoas terão prioridade. A dengue é uma doença muito perigosa, que pode levar a óbito. Mas é uma batalha que não depende apenas das autoridades, a população tem que fazer a sua parte", disse.