Mulheres são apenas 15% das candidaturas para cargo de prefeito, diz CNM

O estudo aponta que 2.311 mulheres foram registradas para disputar o cargo de prefeita em 1.947 cidades

Aumenta número de mulheres candidatas ao cargo de prefeita | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta sexta-feira, 30 de agosto, um levantamento sobre as candidaturas femininas nas eleições municipais de outubro de 2024. O estudo aponta que 2.311 mulheres foram registradas para disputar o cargo de prefeita em 1.947 cidades, representando 15% do total de candidatos deste pleito. Apesar do aumento na participação política feminina, apenas 35% das cidades têm candidatas na disputa, em contraste com 98% dos municípios que têm candidatos homens.

Dobrou

O estudo também destaca que o número de candidaturas femininas dobrou entre 2000 e 2024, saltando de 1.150 para 2.311. Em 2000, apenas 8% das candidaturas registradas eram de mulheres, enquanto em 2024, esse percentual subiu para 15%.

Número ainda é tímido

Apesar desse crescimento, a CNM ressalta que os números ainda não refletem plenamente o potencial da representatividade feminina na política, considerando que a maioria da população brasileira é composta por mulheres. Tania Ziulkoski, fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), enfatiza a importância de aumentar a presença feminina nas decisões políticas, destacando que o MMM, criado em 2017, tem trabalhado para sensibilizar e empoderar mais mulheres para que assumam lideranças políticas em todo o país.

“Ainda que os dados não sejam ideais, o crescimento na representatividade feminina é notável, e continuaremos a trabalhar para que esse avanço seja ainda maior”, afirmou Ziulkoski.

101 cidades 

O levantamento da CNM revela ainda que, pela primeira vez, 101 cidades terão candidaturas exclusivamente femininas, com 24 municípios apresentando apenas uma candidata na disputa. Em 189 cidades, o número de candidatas mulheres supera o de homens, e 18% das candidatas concorrem à reeleição.

Perfil

A pesquisa mostra que elas têm, em média, 49 anos, enquanto os candidatos homens têm 51. Entre as candidatas, 79% possuem ensino superior, comparado a 55% dos homens. Além disso, 56% das mulheres são casadas (em comparação com 69% dos homens), e 62% de ambos os sexos se declararam brancos. O estudo também revela que 52% das candidatas estão concentradas em cinco partidos: MDB (13%), PT (11%), PSD (10%), PL (9%) e União Brasil (9%).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES