Nas últimas horas, o mundo está acompanhando ataques e contra ataques entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter). Isso porque, está em discussão no Brasil a regulamentação "urgente" das redes sociais, conforme defendido pelo ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, na manhã deste domingo (7).
O QUE ACONTECEU: A “briga de gigantes” ocorre desde sábado (6) quando Musk questionou Moraes do porquê de “tanta censura no Brasil“ e ameaçou fechar o escritório da empresa no país. “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil [...] Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil”, comentou o bilionário (tradução livre).
Por volta das 12 horas deste domingo (7), Elon Musk rebateu, novamente, os questionamentos que defendem a regulamentação das plataformas. Na oportunidade, o empresário acusou Moraes de trair o Brasil e indicou que o ministro sofra renúncia ou impeachment.
“Em breve, 𝕏 publicará tudo o que é exigido por Alexandre e como essas solicitações violam a legislação brasileira. Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha”, escreveu Musk (em tradução livre), em uma rede social.
AGU DEFENDE URGÊNCIA: O ministro Jorge Messias disse que "bilionários com domicílio no exterior" não podem ter controle de redes sociais e violar o Estado de Direito. O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) declarou que a medida é o "único caminho para garantir que nenhuma plataforma sirva de playground de bilionário descompromissado com a democracia". O Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirma que pedirá que o projeto sobre regulamentação seja pautado, "e desenvolvermos o regime de responsabilidades dessas plataformas digitais".
“O que acontece nas redes tem impacto na nossa vida, na sociedade e, como sabemos, na política e no futuro do país. Senhor Elon Musk, no Brasil, discurso de ódio não é liberdade de expressão e nenhuma plataforma está acima das leis do nosso país. A regulamentação das redes é o único caminho para garantir que nenhuma plataforma sirva de playground de bilionário descompromissado com a democracia. Essa é a grande batalha dos nossos tempos e nenhuma mentira ou ameaça a autoridades irá nos intimidar”, escreveu o senador Randolfe Rodrigues.
A Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), diz que a resposta de Musk a Moraes é patética, e afirmou ainda que o empresário inflama a extrema-direita ao insinuar que há censura no Brasil.