Nesta quarta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Francisco se reuniram no Vaticano. Esse encontro faz parte da agenda de Lula na Europa, onde ele está visitando a Itália e a França ao longo desta semana. Na agenda do encontro, foram abordados tópicos como o conflito na Ucrânia, questões relacionadas às mudanças climáticas e os esforços para combater a fome. ''Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo'', escreveu o presidente nas redes sociais.
Além disso, Lula aproveitou a oportunidade para convidar o papa Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma das principais celebrações religiosas realizadas anualmente em outubro, na cidade de Belém (PA). Após a reunião com o papa, Lula está programado para se encontrar com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano.
Essa foi a primeira vez que Lula se encontrará com o Papa Francisco desde que reassumiu a presidência. Na pauta estão temas como o combate à fome, à desigualdade e possíveis soluções para a guerra entre Ucrânia e Rússia. Após sua visita ao Vaticano, Lula seguirá para Paris antes de retornar ao Brasil.
Durante sua estadia na Itália, ele terá encontros com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D'Alema, o presidente Sergio Mattarella, a primeira-ministra Giorgia Meloni e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. É importante mencionar que Meloni é integrante da extrema-direita e seu partido tem raízes no fascismo. Apesar disso, ela demonstrou apoio a Lula nas redes sociais após as eleições no Brasil no ano passado.
Veja os compromissos do presidente nesta quarta na Itália:
4h30: audiência com o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D'Alema;
5h: audiência com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein;
7h15: reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella;
9h30: encontro com o papa Francisco;
10h30: reunião com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano;
12h: reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
13h: reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.