A morte precoce do deputado federal piauiense Assis Carvalho (PT) fez com que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas) suspendesse as sessões da última segunda (06). No entanto, na volta aos trabalhos na terça-feira, 07 de julho, parlamentares de todo o país usaram a fase de pronunciamentos para prestar homenagem ao petista.
Os deputados federais recordaram a trajetória de Assis Carvalho, principalmente a favor da defesa de políticas públicas e manifestaram condolências à família.
Com 58 anos de idade, Assis era presidente do PT no Piauí e estava em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados; ele foi vice-líder do PT por diversos períodos e integrante de algumas comissões especiais, como a que estuda medicamentos formulados com cannabis e a do Orçamento Impositivo. Além disso, ocupava a 4ª suplência da Secretaria da Mesa Diretora da Casa Legistativa.
Presidindo a sessão do dia, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) destacou a integridade e seriedade de Assis Carvalho. “Assis Carvalho, que aqui chegou junto comigo, era uma pessoa de bom trato, uma pessoa maravilhosa, com uma grande experiência. É uma perda muito grande para esta Casa”, disse.
Já o deputado Padre João (PT-MG) apontou que o deputado piauiense sempre buscou ajudar os mais pobres e os agricultores na sua atuação no Congresso Nacional. “Fez da política e do poder do mandato uma forma de servir a quem mais precisa. Sempre teve sensibilidade para perceber a necessidade dos outros, como o acesso à água, à moradia, ao crédito”, lembrou.
Na mesma linha de pensamento, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) manifestou profunda tristeza pela morte do representante piauiense. “Durante muitos anos, foi da mesma comissão que eu. Nós lutamos muito pela saúde pública no Brasil, pelo SUS, pela democracia”, afirmou.
O deputado Fábio Trad (PSD-MS), apontou que o Piauí perdeu um “filho combativo, querido, correto, honesto e que dignificou a política” com a morte de Assis Carvalho. Por sua vez, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi outro a apontar que Carvalho era um grande parlamentar e um colega querido.
Rubens Otoni (PT-GO) recordou o último encontro que teve com Carvalho, destacando o debate que tiveram sobre a educação nacional. “Estive com o Assis na semana passada, participando, com ele, de um debate sobre os rumos da educação no País em tempos de pandemia. Assis estava animado, disposto, sempre muito lúcido e ponderado nas suas colocações, e hoje ele não está mais aqui no nosso meio”, sinalizou
Por fim, a deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu que a Câmara honre a memória de Carvalho com a aprovação de propostas em defesa dos agricultores familiares, uma das pautas defendidas pelo deputado. Ela afirmou que Carvalho partiu, mas que continuará vivo nos exemplos que deixou e que se incorporam a todos os que conviveram com ele.