Exclusivo “Não entendo de blocão, entendo de time”, diz Fábio Novo na TV Meio

No programa, o petista foi sabatinado pelo jornalistas Ari Carvalho, Apoliana Oliveira e Francy Teixeira sobre a campanha política e os principais desafios de Teresina.

Candidato do PT, Fábio Novo | Larissa Paz/Meio News
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Oficializado como candidato a Prefeitura de Teresina, o deputado Fábio Novo concedeu entrevista nesta segunda-feira (22) ao Jogo do Poder, quadro do jornal Agora Piauí, apresentado pelo jornalista Amadeu Campos. No programa, o petista comentou sobre as críticas de adversários sobre ter criado um "blocão", tanto de partidos, quanto de líderes políticos.

Eu não entendo de blocão, eu entendo de time. Eles é que entendem de blocão. Eles tiveram a oportunidade formar essa blocão que bloqueia dinheiro pra Teresina. Não faz muito tempo que o presidente anterior tinha o principal ministro do seu governo do Piauí. Porque eles bloquearam dinheiro para fazer a nossa ala do hospital do cancer no HU? Porque eles bloquearam dinheiro para não concluir a maternidade Evangelina Rosa? Agora quando é o nosso time, em Brasília, terminamos a maternidade, finalizamos a duplicação da nossa estrada de Teresina para Demerval Lobão. Por isso, nesse momento temos que ter maturidade e espírito público. O meu time é o time que acha que essa cidade pode fazer muito mais. 

Questionado sobre qual o objetivo em colocar seu nome como candidato em Teresina, Fábio Novo pontuou que deseja dar segurança ao povo de Teresina, ofertando os serviços básicos que foram perdidos e promover a inovação que a gestão pública exige.

"Devolver Teresina para os teresinenses, fazer uma cidade mais feliz. Ter consulta, ter exame, direito de ter transporte digno, mais escolas de tempo integral. O que me faz seguir é aposta que nesse meu caminhar por Teresina, eu consegui enxergar as pessoas com deficiencia, uma cidade que não consegue entregar um laudo, escolas que não conseguem atender crianças com autismo, quero dar as mãos pra essas pessoas de todos os bairro de Teresina. Levar Teresina para um caminho seguro. Conseguimos passar por uma peneira, primeiro no partido, conquistei uma base de apoios e consegui romper barreiras ideológicas. Nesse momento, Fábio Novo reúne as condições, porque conta com o governador, presidente Lula, ministro WD e a maioria da bancadas federal e estadual.

Transporte Público

Um dos principais gargalos de Teresina, o transporte público também foi pauta da entrevista. Sobre esse tema, Fábio Novo revelou suas propostas para solucionar o problema.

Teresina arrecada por ano 5 bilhões e 400 milhões. Tá investindo 30 milhões por ano em transporte, isso garante 200 onibus circulando. O que aconteceu nos 3 primeiros anos da atual gestão foram 3 anos de greve, não funcionava a contento. Precisamos ter regularidade no sistema. Trazer a tecnologia, colocar o recurso pra ter onibus circulando. No primeiro ano, teremos 450 onibus circulando com investimento de 70 milhões. No primeiro ano, aluno estadual e municipal não pagará mais a meia passagem. No segundo ano, nós vamos trazerr 100 onibus elétricos, já temos 100 milhões garantidos pelo PAC. Vou conquistar mais recurso com a bancada federal para colocar mais 100 milhões. No terceiro ano, mais 100 onibus elétricos e no quarto ano, mais 100 onibus, reduzindo a tarifa até zero. Temos hoje 120 cidades no Brasil com tarifa zero. 

Criação de duas novas secretarias

"Vou criar. A secretaria da primeira infância vai cuidar de todas as politicas que envolvem  a mulher a partir do momento que ela fica grávida. A criança quando nasce e precisa das suas vacinas, logo em seguida para garantir as vagas de creche, garantir que esse ser humano até os 7 anos de idade tenha alfabetização na idade certa. Esse é o maior investimento que pode ser feito. Mais de 200 mil teresinenses tem algum tipo de deficiência. É preciso que nós tenhamos um órgão, uma política afirmativa. Por isso eu defendo a criação dessas duas pasta.

Lula em Teresina

Fábio Novo também falou sobre a relação com o presidente e destacou que Teresina ganharia em ter um executivo municipal alinhado com o executivo federal. Ele ainda elencou algumas ações que foram realizadas na capital já no terceiro mandato de Lula.

A gente tem que aproveitar o momento do Lula. Todas as vezes que Lula foi presidente ajudou muito Teresina. Depois de uma grande tempestade, voltou o Minha Casa MInha Vida. Lula nos deu a conclusão do HUT, do HU. E agora no Lula 3, ele já nos deu a finalização do viaduto do mercado do peixe, nossa BR de Teresina a Demerval Lobão, nos deu os recursos que faltavam para concluir a nova maternidade Evangelina Rosa. Mas não temos uma integração entre a atual gestão municipál com o presidente. Teresina é a única capitalque não aderiu ao programa Mais Médicos. Essa falta de integração é muito ruim. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES