Dados da startup In Loco, publicados na Revista Exame na quinta-feira, 02 de abril, indicam que 57% da população piauiense está em isolamento social; o índice é igual a média nacional. Outros Estados, porém, possuem índices maiores, como é o caso do Ceará e Pernambuco com 59%. Os maiores índices são observados na região Centro-Oeste, onde as taxas de isolamento ficam acima de 60%.
A Startup monitorou aparelhos de celular em todo o Piauí e fez um rastreamento sobre a movimentação dos usuários. Considerou-se que houve um descumprimento do isolamento quem percorreu 400 metros.Os números são referentes a última segunda-feira, 30 de março.
A Secretaria Estadual de Saúde continua a destacar a importância do isolamento social e indica que vai reforçar nos próximos dias as medidas para monitorar o vírus Sars-Cov-2. Até o momento, 19 pessoas foram confirmadas com a Covid-19.
Nos próximos dias, a Secretaria da Saúde vai receber um lote de testes rápidos (com resultados em até 15 minutos), que serão usados inicialmente para avaliar o estado de saúde dos profissionais de saúde que estão atendendo os pacientes de casos mais graves. Em seguida, os testes serão feitos em pessoas com suspeitas do coronavírus e também que não apresentam sintomas. O objetivo é saber como está o índice de propagação na população piauiense. O resultado é que vai determinar se o confinamento pode ser amenizado ou reforçado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa contaminada com o Sars-Cov-2, mesmo assintomática, infecta de dez a 17 pessoas, em média, sem o isolamento social que está sendo adotado no Piauí desde a semana passada. Com o confinamento, essa multiplicação cai para 2,4 pessoas por cada paciente infectado.