A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) afirmou ao jornalista Guga Noblat que "estão banalizando o aborto" para justificar o Projeto de Lei 1904/24, conhecido como PL do Aborto, que teve urgência aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (12) para entrar na pauta. A entrevista exclusiva foi ao ar no “Programa Guga Noblat”, veiculado no último sábado (15), na TV Meio. Julia Zanatta está entre os parlamentares que concordam com a aprovação da lei.
"Hoje está se banalizando o aborto. Nos hospitais estavam fazendo abordo com gravidez avançada de 27 semanas. Precisamos arrumar um meio de parar isso. O Código Penal, quando previu as previsões legais do aborto, não falou de tempo, então estão utilizando dessa vacância da lei, para fazer aborto", afirmou.
A proposta discute mudanças no Código Penal brasileiro relacionadas ao aborto legal no Brasil. Atualmente, o artigo 128 do Código Penal permite o aborto em casos de estupro, com o consentimento da mãe. Se o projeto avançar, essa possibilidade será eliminada para gestações acima de 22 semanas, impondo a continuidade da gravidez e criminalizando os envolvidos. A mudança afetaria tanto as vítimas quanto os profissionais de saúde que realizarem o procedimento fora do novo prazo legal.
Confira a entrevista na íntegra: