O Piauí receberá recursos para minimizar os efeitos causados pelos fenômenos naturais. Cerca de 40 municípios piauienses foram contemplados com recursos. A verba foi anunciada pelo Ministro das Cidades, Márcio Fortes, nesta quinta-feira. Ao todo, serão destinados R$150 milhões para todo país.
Os recursos deverão ser utilizados na melhoria e construção de casas nos municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os municípios contemplados deverão apresentar ao Ministério das Cidades carta-consulta, entre os dias 10 e 17 de maio. Apenas os estados e municípios listados em edital que será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (30) poderão inscrever propostas de solicitação de recursos. Os recursos foram destinados pela Medida Provisória nº 480, de 26 de janeiro de 2010.
Serão selecionadas propostas enquadradas nos parâmetros da Secretaria Nacional de Habitação, segundo os manuais de dois dos programas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS): Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos Precários e Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social. O resultado da seleção será divulgado até 2 de junho de 2010.
Veja a relação dos municípios que podem ser beneficiados:
ALTO LONGÁ
ANGICAL DO PIAUÍ
BENEDITINOS
BOA HORA
BOCAINA
BOQUEIRÃO
CABECEIRAS DO PIAUÍ
CAMPINAS DO PIAUÍ
CARAÚBAS DO PIAUÍ
CASTELO DO PIAUÍ
COCAL DE TELHA
COCAL DOS ALVES
COIVARAS
ELESBÃO VELOSO
FLORIANO
JARDIM DO MULATO
JATOBÁ DO PIAUÍ
JOAQUIM PIRES
JOCA MARQUES
JOSÉ DE FREITAS
LAGOA ALEGRE
LAGOA DO SÍTIO
MANOEL EMÍDIO
MATIAS OLIMPIO
MIGUEL LEÃO
MONSENHOR GIL
MURICI DOS PORTELAS
NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
PALMEIRAIS
PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ
PIMENTEIRAS
RIBEIRO GONÇALVES
SANTA CRUZ DOS MILAGRES
SANTANA DO PIAUÍ
SÃO FRANCISCO DO PIAUÍ
SÃO JOÃO DA FRONTEIRA
SÃO JOÃO DA VARJOTA
SIGEFREDO PACHECO
UNIÃO
URUÇUÍ