O pré-candidato a governador do PT, Rafael Fonteles, e o deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Fábio Novo (PT), participaram de reunião para ouvir as emandas da população da Grande Codipi, na região norte de Teresina, no encontro realizado na noite da última terça-feira (14), na Santa Maria da Codipi, logo depois da reunião no bairro Mocambinho I.
Durante o encontro, Rafael ressaltou que tem orgulho de dizer que faz parte do grupo que tem, por convicção, a certeza de que a política visa melhorar a vida das pessoas, em especial daquelas mais pobres, que representam a grande maioria.
“Dessa forma, se governa para todos mas o grande objetivo é reduzir desigualdade, sejam sociais, econômicas e regionais. A gente sabe que aqui mesmo em Teresina, por exemplo, cada região tem as suas dificuldades. Então, a gente tem que contribuir para diminuir as desigualdades regionais, inclusive da nossa cidade. É sobre isso que estamos ouvindo e falando com a população, para conversar sobre esse futuro e tudo que está em jogo nessa eleição, que não é uma eleição qualquer, é a mais importante dos últimos 40 anos”, enfatiza Fonteles.
ONGs atuam e desenvovlem projetos na região
Para se desenvolver mais, a região da Santa Maria da Codipi conta com inciativas de organizações não governamentais, é o caso do Centro Social da Juventude Independente (JISMAC) da Santa Maria da Codipi, presidida por Antônio José da Paz Neto, e o União Jovens do Brasil (UNIJOVEM), presidida por Francisco Pereira de Sousa. Ambos estavam na reunião e ressaltaram a importância do apoio do governo estadual e do deputado Fábio Novo no acolhimento desses projetos voltados para melhoria da região, especialmente para os jovens.
Cursos
Além dessas organizações ofertarem cursos profissionalizantes e cursos de bateria, teclado, dança, violação, música, técnica vocal, dentre outros, ainda conseguiram implantar uma cooperativa, por meio do projeto ‘Recicla Codipi’, que gera cerca de 40 empregos e ainda é voltado para preservação do meio ambiente, pois realizar o armazenamento do descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
“Não somos governo e nem parlamentar mas já geramos 40 vagas de emprego e podendo ofertar ainda mais com essa nova cooperativa de eletroeletrônica. Além de gerar emprego e renda, nossas ações ainda têm impacto no meio ambiente, coletamos cerca de 70 toneladas de resíduos todo mês”, enfatizou o presidente do JISMAC, Antônio da Paz
O presidente da UNIJOVEM, Francisco Pereira de Sousa, reforçou que parte dessas conquistas foram graças ao apoio dado pelo deputado Fábio Novo e Rafael Fonteles, quando ambos ocupávamos os cargos de secretários estaduais, respectivamente, de Cultura e Fazenda.
“Temos muito a agradecer por tudo que conseguiram para nós aqui na região, especialmente para nossa juventude. E acreditamos no Rafael porque ele representa essa juventude e esperança, vai dar continuidade a essas transformações e vai fazer um governo melhor do que Wellington Dias fez. Esse é o time do bem”, ressaltou Francisco Pereira.
Rafael recebeu o troféu “Jovem Atitude 2022”
Como forma de agradecimento, durante o encontro Rafael Fonteles recebeu o troféu “Jovem Atitude 2022”. “Saio daqui extremamente emocionado, gratificado mesmo pela homenagem que recebi. E aprendi aqui sobre o poder da transformação que a sociedade organizada é capaz de fazer. Acho que não tem outra região de Teresina com essa qualidade, de possuir três instituições, uma focada em cursos, outra na cultura e outra em reciclagem. É um modelo vencedor, campeão. Todos vocês estão de parabéns”, afirmou Fonteles, acrescentando que irá contemplar a iniciativa do Recicla Codipi dentro do seu plano de governo, com o intuito de levar o projeto para outras regiões da capital e do Estado.