Operação Lesa Pátria: Polícia Federal mira financiadores do 8 de janeiro

A operação executou 15 mandados de busca e apreensão em três estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina

Avalie a matéria:
Operação Lesa Pátria: Polícia Federal mira financiadores do 8 de janeiro | Fotos: Divulgação/PF

Nesta manhã de quinta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, voltada para investigar suspeitos de financiar e promover os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas em Brasília

A operação executou 15 mandados de busca e apreensão em três estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Essas medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal, que também obteve autorização para realizar 12 mandados de busca pessoal.

A investigação revelou que os alvos são empresários que financiaram os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília. O financiamento ocorreu através do pagamento de combustíveis e passagens para deslocamento de pessoas do estado até a capital federal.  

Segundo investigadores, os alvos também estiveram envolvidos no bloqueio de estradas após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro de 2022, em protesto contra Jair Bolsonaro (PL). Após o pleito, manifestantes contrários ao resultado instalaram barreiras em dezenas de rodovias, impedindo o tráfego de veículos.

Arma apreendida pela Polícia Federal em fase da Operação Lesa Pátria - Foto: Divulgação/PFNa operação de hoje, durante as diligências, foram apreendidas armas com alguns dos investigados. Além disso, foi ordenada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos envolvidos nas investigações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES