Em entrevista ao canal 'TV Costa Norte', o prefeito eleito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas) - também conhecido como 'Novo Francisco' - expressou o sentimento de responsabilidade que sente ao assumir a administração da segunda maior cidade do Piauí a partir de 2025. Ele abordou pontos importantes para o início da sua gestão, como a reinstalação do gabinete do prefeito na sede da Prefeitura, localizada na Rua Itaúna, e as articulações para um encontro com o governador Rafael Fonteles. Também foram discutidos temas como a eleição para a presidência da Câmara Municipal e a estruturação do secretariado. Um dos destaques foi o convite feito ao atual prefeito, Mão Santa, e sua esposa, Adalgisa Moraes Souza, para integrarem o novo secretariado.
Convite a Mão Santa e Adalgisa
Francisco Emanuel frisou a importância da experiência de Mão Santa para o sucesso da nova gestão.
“O prefeito Mão Santa é alguém que eu vejo que realmente ama Parnaíba e os parnaibanos. É uma pessoa que Deus me deu a oportunidade de ter ao meu lado e que vai estar comigo para tirar dúvidas e pedir conselhos”, declarou Francisco. Ele explicou que Mão Santa será um conselheiro próximo, oferecendo não apenas apoio técnico, mas também sua visão política. “Se eu tenho a oportunidade de contar com ele, vou usá-lo o máximo que puder”, acrescentou o prefeito eleito.
Francisco também comentou sobre o papel de Adalgisa Moraes Souza, destacando a possibilidade de incluir a atual primeira-dama na nova equipe.
“Tanto Mão Santa quanto Dona Adalgisa são pessoas que eu quero ao meu lado nessa nova fase”, afirmou.
Contribuição da Deputada Gracinha Mão Santa
Francisco ressaltou ainda a relevância da deputada Gracinha Mão Santa na futura gestão.
“A deputada Gracinha terá um papel fundamental ao meu lado, buscando recursos e contribuindo com opiniões estratégicas”, afirmou o prefeito eleito, destacando que a experiência de Gracinha será essencial para fortalecer o secretariado e promover a captação de recursos para o município.
Suspensão de contratos e convocação de concursados
Ao ser questionado sobre os contratos dos professores celetistas e a possível convocação dos professores aprovados em concurso, Francisco assegurou que o compromisso com a legalidade será uma prioridade.
“Existe um contrato com os celetistas, e tenho certeza de que o prefeito Mão Santa vai cumpri-lo conforme está estabelecido. O mesmo se aplica aos concursados: todo edital tem um prazo de validade, e vamos respeitar isso”, garantiu. Ele reforçou que as demandas das escolas serão analisadas e, se necessário, as convocações ocorrerão no início de 2025.