Por intermédio de uma parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), a Prefeitura de Teresina anunciou investimentos de R$ 1,5 milhão voltados a uma ampla reforma no Parque da Cidade, viabilizando o desenvolvimento do turismo e lazer na região.
Os valores demandados refletirão ainda na evolução do plano diretor de arborização, política voltada ao meio ambiente, visando o crescimento pautado na sustentabilidade. “Nós estamos focados no Parque da Cidade, que é mais do que um espaço de lazer.
Trata-se de uma grande reserva de espécies da fauna e da flora que precisam ser protegidas”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio.
Com tal engajamento, a perspectiva é que o número de visitantes seja ampliado, impondo ainda para a am- pliação na segurança e a melhoria nos equipamentos dispostos para a manutenção do local. O reflexo das ações apontará para avanços significativos nas mais diversas áreas, refletindo em qualidade de vida para os teresinenses.
Nesse processo, as etapas da reforma foram planejadas minuciosamente, contando com ajudas de técnicos que identificaram na região cerca de 12 espécies vegetais e 48 famílias de diversidade faunística.
“Através das reformas o parque ficará bem diferente do que está hoje. Com o asfaltamento as pessoas poderão usar o espaço para se exercitar, pois a estrutura que temos atualmente não possibilita a prática de exercícios.
Já a iluminação vai proporcionar mais segurança para a população que usa o parque, principalmente no período da noite”, complementou o secretário.
PARCERIA – Despontando como um importante arcabouço para a ampliação dos investimentos tanto em âmbito municipal quanto estadual, o Parque da Cidade também será contemplado pelo modelo de parcerias público- privadas no que se refere a implantação de um bicicletário no local.
A iniciativa segue os resultados constatados em outras capitais do país, galgando o incentivo ao esporte e o desenvolvimento de práticas saudáveis.