Pesquisa Datafolha: Lula tem 38% de aprovação e 29% de reprovação

O estudo avalia os três primeiros meses de governo e aponta que Lula enfrenta sua maior rejeição até o momento.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (1º) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 38%, e reprovado por 29% entre os brasileiros. O estudo avalia os três primeiros meses de governo e aponta que Lula enfrenta sua maior rejeição até o momento.

O levantamento, realizado com 2.028 pessoas em 126 municípios entre os dias 29 e 30 de março, mostrou que Lula é mais bem avaliado pelos nordestinos, com 53% de ótimo ou bom. Já eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom), e mais ricos (30% de ótimo ou bom),são os mais refratários ao presidente. Além disso, entre os mais pobres e jovens, a reprovação é menor (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos).

Pesquisa Datafolha: Lula tem 38% de aprovação e 29% de reprovação (Foto: Governo Federal)

A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados (51%) considera que Lula fez menos pelo país do que o esperado nestes três primeiros meses, enquanto apenas 18% acreditam que ele fez mais. Em relação às expectativas futuras, 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom, 27% preveem um governo regular e 21% acreditam que será ruim ou péssimo.

A sondagem também questionou os eleitores sobre o cumprimento das promessas de campanha do presidente, com 28% acreditando que Lula cumprirá a maioria delas e 50% acreditando que ele cumprirá parte, mas não a maioria.

Em comparação aos inícios de mandato dos presidentes desde a redemocratização, Lula enfrenta sua pior performance até o momento. Em seu primeiro mandato, em 2003, ele contava com uma aprovação de 43% e, no segundo, em 2007, o número subiu para 48%. No entanto, o atual percentual de reprovação (29%) iguala o pior momento de Lula enquanto presidente, registrado em dezembro de 2005, durante o escândalo do mensalão.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES