PGR pede ao Supremo inquérito para investigar o ministro Ricardo Salles

Procuradores analisaram notícia-crime da PF segundo a qual há suspeita de que Salles teria tentado atrapalhar investigação. Ministro disse que irá 'esclarecer todos os fatos'.

PGR pede ao Supremo inquérito para investigar o ministro Ricardo Salles | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A relatora do caso será a ministra Cármen Lúcia.

O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que Salles teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais.

À GloboNews, Ricardo Salles enviou a seguinte resposta: "Será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos."

Ricardo Salles é alvo de investigação na Polícia Federal (Foto: Marcelo Camargo)

No pedido, o Ministério Público informou que quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como: advocacia administrativa; obstar ou dificultar a fiscalização ambiental; impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

O documento enviado pela PGR ao Supremo é assinado pelo vice-procurador-geral, Humberto Jaques de Madeiros.

No fim do mês passado, Cármen Lúcia enviou à PGR pedidos de apuração apresentados em notícias-crime contra Salles, apontando que os fatos narrados são de "gravidade incontestável" e envolvem "tema de significação maior para a vida saudável do planeta, como é a questão ambiental".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES