O governador eleito Rafael Fonteles e o vice, Themístocles Filho, e ainda o senador Wellington Dias, todos os deputados federais e estaduais, incluindo até a terceira suplência serão diplomados hoje, às 19h, em solenidade que acontecerá no auditório da sede antiga do Tribunal de Justiça do Piauí.
A diplomação dos candidatos eleitos é a última etapa antes da posse. Rafael Fonteles e Themístocles Filho serão empossados no dia 1º de janeiro, às 7h30, na Assembleia Legislativa e, em seguida, às 8h30 haverá a transmissão do cargo pela governadora Regina Sousa na sede do Palácio de Karnak.
Conheça os perfis:
Governador e Vice-Governador
Rafael Tajra Fonteles
Rafael Fonteles enfrentou sua 1ª disputa pelo governo do Estado. Nasceu em Teresina e tem 37 anos. É casado com Isabel Araújo, com quem tem 3 filhos. Fonteles é professor bacharel em matemática pela Ufpi (Universidade Federal do Piauí) e mestre em economia matemática pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Entre os anos de 2015 a 2022, foi secretário estadual da Fazenda no Piauí. Ele deixou a função neste ano para concorrer pela 1ª vez a um cargo político.
Durante sua administração como secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles foi coordenador do programa de investimento em desenvolvimento estadual Pro Piauí e presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) por 2 mandatos.
Themístocles de Sampaio Pereira Filho
Filho de Themístocles de Sampaio Pereira e Anatália Gonçalves de Sampaio Pereira. Advogado formado na Universidade Federal do Piauí, seguiu carreira política a partir da influência paterna. Sempre filiado ao PMDB, presidiu o diretório municipal na capital piauiense em mais de uma oportunidade.
Senador
José Wellington Barroso Dias
José Wellington Barroso de Araújo Dias GOMM (Oeiras, 5 de março de 1962) é um bancário, escritor e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi governador do Piauí por quatro mandatos, eleito em 2014 e reeleito em 2018, depois de ter exercido o cargo entre 2003 e 2010. No ano de 2010, foi o senador mais votado totalizando quase 1 milhão de votos. Eleito pela segunda vez Senador nas eleições de 2022.