O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou o protocolo 'Ei, mermã, não se cale" nesta quarta-feira, 08 de março, em solenidade no Palácio de Karnak. Seguindo um molde similar ao da Espanha, o instrumento engloba uma série de ações de combate a violência contra a mulher.
Na ocasião, foi lançado um canal de comunicação 24 horas para que mulheres vítimas procedam com a denúncia ao agressor. O número de WhatsApp 0800 000 1673 ficará disponível oferecendo uma rede de apoio, incluindo informações de onde esperar até que a ajuda chegue.
“A ideia surgiu apoia uma escuta qualificada, com mais de 500 mulheres, tanto da rede de atendimento, como da sociedade civil”, frisou a secretaria da Mulher, Zenaide Lustosa.
Mais cedo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Poder Executivo indicou que planejou um conjunto de ações de políticas públicas, abrangendo uma campanha de combate a violência doméstica. "O Governo olha para temática das mulheres com a seriedade que o tema exige", disse o secretário de Governo, Marcello Noleto.
A campanha vai envolver as mulheres por todo o Piauí, sobretudo, para as que mais precisam, olhando para agricultoras familiares, abrangendo o crédito para as mulheres empreendedoras e o combate à violência de gênero. "É um conjunto de ações para proteção e redução das Desigualdades sociais", disse.
Zenaide Lustosa destacou a importância da data e ressaltou as políticas públicas para as mulheres e citou que as mulheres são responsáveis por 90% das operações de crédito da Piauí Fomento.
Regina Sousa destacou a luta das mulheres pela ocupação de espaços públicos e disse que a desigualdade ainda é grande e disse que chegou ao Senado e ao Governo do Estado por fazer parte de um partido que valoriza as mulheres.