Está prevista para essa sexta-feira, 15 de outubro, a realização de uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar sobre os cortes do programa de assistência social 'Bolsa Família' na região Nordeste.
As partes envolvidas: União e os 8 Estados que ajuizaram ação cível originária estarão frente a frente. O processo movido pelos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, tem pedido de tutela provisória, visando apresentação, pela União, de dados a justificarem a concentração, na Região Nordeste, de cortes de novos benefícios do Programa Bolsa Família, e tratamento isonômico em relação aos demais entes da Federação.
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), comentou sobre a audiência conciliatória.
“O STF age mais uma vez na defesa da Constituição e buscando solução de discriminação por parte da União e com não atendimento de 2,3 milhões de famílias mais pobres que tem direto ao bolsa família e nem é analisado, especialmente contra o povo da região Nordeste do país. O povo não pode pagar pela richa política do poder central contra governadores e prefeitos do Nordeste, muito menos o povo mais pobre", disse.
francyteixeira@meionorte.com