A ministra de Desenvolvimento Social (MDS), Teresa Campelo, parabenizou o Piauí por ter conseguido alcançar a melhor gestão do programa de assistência social Bolsa Família no Brasil.
Segundo Teresa Campelo, o destaque mostra que a assistência social do Estado vem executadno com êxito todas as ações para a superação da po- breza extrema.
Três representantes do Governo Federal, dois do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e um do Ministério da Educação (MEC), estão em Teresina para participarem de reunião da Comissão de Intersetorialidade do Piauí que faz a gestão compartilhada do programa Bolsa Família no Estado.
A gestão do programa social no Piauí é de responsabilidade da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e é mensurada a partir de condicionalidades, como por exemplo, a freqüência escolar dos filhos das famílias beneficiadas, a atualização do cartão de vacinas das crianças que também são beneficiadas, assim como o poder de articulação com os municípios.
Todos estes pontos colocados pelo MDS estão sendo discutidos durante a reunião, que iniciou ontem na Casa do Conselho e vai até esta terça-feira (14) no auditório da Sasc em Teresina.
No Piauí, pesquisas mostram que a evasão escolar de crianças cuja a família é beneficiária do Bolsa Família é significativamente menor em relação as que não fazem parte do programa social no Estado.
Para melhorar ainda mais este índices os técnicos do MDS e do Ministério da Educação (MEC) estão apresentando novos instrumentos e mecanismos de garantia de acesso aos serviços públicos por quem realmente precisa do benefício na capital e no interior do Estado.
Outra condicionalidade observada para avaliação da gestão do Bolsa Família é a articulação e envolvimento dos municípios com o compromisso de ampliar o acesso das famílias de baixa renda a seus direitos básicos, uma das prerogativas do programa Bolsa Família.
?Capacitamos técnicos de todos os municípios e isso é um dos fatores primordiais para o bom andamento do programa?, descreve o secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes.