A Polícia Militar do Piauí recebeu nesta terça-feira, 6, uma aeronave Esquilo AS 350 B3, um investimento de mais de R$ 5 milhões, que segundo o comandante da PM, Coronel Scheiwann Lopes, o contrato de um ano inclui pilotos, custos aeroportuários, combustíveis, pagamento de todas as taxas e a manutenção de uma equipe no estado para manutenção da aeronave. "Toda despesa de operacionalidade está incluída no contrato", explicou.
Além da aeronave, a Polícia Militar do Piauí também recebeu cerca de R$ 400 mil na aquisição mais de equipamentos, fuzis, fardamentos, coletes, algemas.
Durante a entrega da aeronave e dos equipamentos, o secretário de Governo, Antônio Neto, destacou a importância do equipamento, pelas múltiplas funções, sobretudo, nesta época do ano com o combate aos incêndios. "É um importante instrumento de segurança, com agilidade para ajudar nas ações de estado", disse.
O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, destacou a missão da aeronave no combate à violência e outras demandas que serão atendidas pelos mais diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Secretaria de Transporte. "Vamos combater queimadas, fazer enfrentamento da violência e dar cobertura a várias demandas", disse, explicando que o contrato dura um ano e agrega a formação de pilotos para o Piauí, todo o combustível que será usado na vigência do contrato, manutenção da aeronave. "A empresa terá que manter uma equipe sediada em Teresina e entendemos que a contratação compensa pelo serviço que prestará à população de Teresina", disse.
Demandas diversificadas
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, explicou que a aeronave ficará à disposição do Piauí e atenderá demandas da Defesa Civil no transporte de pessoas, medicamentos, alimentos, prestará apoio ao Corpo de Bombeiros, pois tem capacidade de transportar mil litros de água, além de transportar tropa de brigadistas.
"A aeronave vai atender também a Secretaria do Meio Ambiente, na fiscalização de carvoarias, garimpos ilegais, desmatamento, plantação de maconha. Também vai contemplar as secretarias de Saúde e de Justiça, no caso de rebeliões em presídios", disse, explicando ainda que ajudará na questão do trânsito em Teresina e no policiamento ostensivo geral.
Segundo o comandante, a aeronave quando levanta voo equivale ao trabalho de 35 a 40 viaturas por seu ângulo de visão. "É uma aeronave com autonomia para percorrer 3h20, uma distância de 600 km e veio em boa hora. Nossa aeronave própria está em processo de licitação para manutenção e a governadora Regina Sousa foi sensível a esta questão da agilidade na contratação da aeronave", disse.