Polícia Federal busca por autores de ataque cibernético a serviços do governo

Coordenador de combates a crimes cibernéticos da PF explica que a investigação ainda é preliminar.

Sede da Polícia Federal | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Polícia Federal (PF) realiza uma investigação para encontrar os autores do ataque cibernético a serviços do governo federal como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Valdemar Latance Neto, coordenador-geral de combates a crimes cibernéticos da PF, explica que a busca é pelos registros cibernéticos que são necessários para levar os investigadores aos criminosos.

"Nossos peritos estão trabalhando em conjunto com a equipe do governo digital de resposta de incidentes e, justamente nesse momento, ele é relevantíssimo de tentar obter os registros cibernéticos necessários que, eventualmente, possam levar à autoria do ataque", afirma.

A PF foi acionada imediatamente após o ataque. Neto diz que não há informações até o momento sobre quem são os suspeitos de realizar o ataque e o que eles estariam buscando porque a investigação ainda é preliminar. Contudo, afirma que o "ataque foi limitado e já está controlado".

Segundo o coordenador, o impacto foi em sistemas internos e administrativos. "Nenhum serviço ou dado de sistemas 'gov.br' e outros oferecidos ao cidadão foram afetados." Os peritos já estão, também, realizando o reparo das máquinas afetadas. Como os órgãos possuem cópias dos sistemas, nada foi perdido.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES