
Os filhos de Elon Musk têm acesso a pessoas e lugares que muitos jamais terão. Desde reuniões com líderes estrangeiros até a sala de controle de lançamentos da SpaceX, eles são presenças constantes nos empreendimentos do pai, que abrangem tecnologia, negócios e, mais recentemente, política.
Desde que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, nomeou o bilionário e cofundador da Tesla para liderar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), as aparições dos filhos de Musk em Washington se tornaram frequentes. Na quarta-feira (12), o filho de quatro anos de Musk, "Lil X", estava presente no Salão Oval, vestindo um casaco bege e uma camisa de gola. No dia seguinte, X e dois de seus irmãos trocaram presentes com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, enquanto Musk discutia tecnologia e inovação com o líder estrangeiro.
Musk já era visto com seus filhos em diversos eventos antes de sua atuação em Washington, como em reuniões com o presidente da Turquia, em cerimônias no campo de concentração de Auschwitz e na premiação da revista Time, que o elegeu a Pessoa do Ano de 2021. Mas por que ele os leva a esses compromissos?
por que levar os filhos ao trabalho
Segundo Kurt Braddock, professor de comunicação pública da American University, a inclusão das crianças em aparições públicas é, em grande parte, uma estratégia para humanizar Musk e moldar a percepção do público sobre ele. "Isso ajuda a criar uma imagem mais acessível e humana", explica Braddock.
No entanto, ele considera incomum a decisão de Musk de levar o filho ao Salão Oval. Durante a coletiva de imprensa de 30 minutos, X parecia entediado, imitando o pai, sentando-se no chão e até recebendo olhares e sorrisos de Trump. Em um momento, X até pareceu mandar alguém "calar a boca". Braddock acredita que a presença das crianças é intencional, servindo como uma distração que beneficia tanto Musk quanto Trump. "Há uma estratégia para chamar a atenção para certas coisas e desviar o foco de outras", afirma.
Jon Haber, consultor de comunicação estratégica que trabalhou em cinco campanhas presidenciais e leciona em Harvard, concorda que as aparições dos filhos de Musk — e os momentos virais que geram — são vantajosas para Trump. "Para Trump, quanto mais caos ele cria, menos as pessoas conseguem se concentrar. O caos funciona a seu favor", diz Haber.
Grimes, ex-namorada de Musk e mãe de X, criticou a aparição do filho no Salão Oval. Em um post no X, ela escreveu: "Ele não deveria estar em público assim. Eu não vi isso... mas estou feliz que ele foi bem-educado. Suspiro." Em uma entrevista à Vanity Fair em 2022, ela já havia expressado sua preocupação com a exposição do filho. "Seja lá o que estiver acontecendo com as coisas da família, eu sinto que as crianças precisam ficar de fora disso tudo, e X está fora", disse Grimes.
A presença dos filhos de Musk em eventos públicos continua a gerar debates sobre os limites entre a vida pessoal e profissional, especialmente quando se trata de figuras públicas de grande influência.