Além do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), e do senador João Vicente Claudino (PTB) anunciarem que disputarão as eleições de outubro, é a vez do Partido Verde definir seu pré-candidato, também pela oposição. A sigla está dividida entre três nomes para a escolha de quem representará os verdes na disputa de 2010 pelo comando do Palácio de Karnak: o advogado e conselheiro geral do partido Cleanto Jales, e os professores Deocleciano Guedes e Valdemar Rodrigues.
A vereadora Teresa Britto, presidente regional do PV, adianta que a escolha já tem data marcada para acontecer: dia 15 de abril. Segundo Teresa, que trabalha a possibilidade de ser candidata a deputada estadual, a posição de lançar um pré-candidato verde ao pleito deste ano é uma indicação do diretório nacional do PV, que tem a senadora Marina Silva como pré-candidata a Presidência da República. A ex-ministra do Meio-Ambiente só virá ao Piauí quando o candidato próprio à cadeira de chefe do Executivo estadual já tiver sido escolhido pelos verdes.
?A proposta é que ela venha no final de abril ou no dia 8 de maio receber o título de cidadã teresinense e participar de um encontro da legenda?, explica Teresa. Antiga base de apoio de Sílvio Mendes, na Câmara de Vereadores, o PV não deverá bater de frente com Mendes na corrida eleitoral. A vereadora também nega que o partido seja uma ?sigla de aluguel? do PSDB. ?Somos uma oposição responsável e independente, a favor da sustentabilidade, mas contra a administração petista?, ressalta.
A presidente do PV destaca que o partido estuda coligações com outras quatro legendas, e já tem 32 candidatos a deputado estadual e seis a deputado federal. ?Teremos um candidato a governador no Piauí e pretendemos ter uma bancada que ajude a eleger também a senadora Marina Silva como presidente?, conclui (S.B.)