O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, conduziu uma reunião com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kleber Eulálio, acompanhado por outras autoridades. Durante o encontro, ocorrido nessa sexta-feira (15), o prefeito fez um pedido para revogação de duas medidas cautelares, relacionadas à aquisição de ônibus novos e seminovos, emitidas pelo Tribunal.
O procurador do município, Ricardo Neto, expressou confiança na aceitação da defesa apresentada pelo município, destacando que, do ponto de vista jurídico e técnico, acredita-se que será acolhida.
Ricardo Neto informou que essas medidas também foram submetidas ao Tribunal de Justiça, onde duas liminares foram revogadas. O prefeito Dr. Pessoa expressou otimismo, esperando que os ônibus novos estejam em operação na capital do estado do Piauí já na primeira quinzena do próximo ano.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a parceria produtiva com o TCE como um meio para aprimorar as ações municipais. “Foi uma reunião muito proveitosa com o conselheiro, que gentilmente sempre acolhe nossas demandas. O trabalho conjunto com o TCE é mais um instrumento para aprimorar nossas ações, e aqui com o conselheiro Kleber Dantas, foi bastante republicana, lógico que ele vai fazer a análise junto da equipe técnica do Tribunal de Contas. Tudo vai fluir como Deus quer, mas a expectativa da Prefeitura é que no ano que vem vamos apresentar esses 80 novos ônibus para a população”, declarou o prefeito.
O conselheiro Kleber Eulálio recebeu o pedido do prefeito e garantiu uma análise cuidadosa junto à equipe técnica do órgão, ressaltando que a decisão dependerá da avaliação dos documentos recebidos.
“A decisão aqui será em função da análise desses documentos que eu acabo de receber. Se os documentos chegaram agora, nós vamos analisá-los, espero que haja tempo de analisá-los e concluir antes do recesso, e eventualmente, se atenderão as exigências do Tribunal.
O superintendente da STRANS, Bruno Pessoa, complementou que, além da suspensão das medidas cautelares, apresentaram ao conselheiro a questão dos consórcios que operam o transporte público. Segundo ele, oito das onze empresas manifestaram interesse na aquisição dos ônibus, e o objetivo é concluir o processo, assinar contratos e melhorar os serviços de transporte em Teresina.