Na cidade de São João do Piauí, o prefeito eleito Gil Carlos desbancou do poder a que seja talvez a família mais poderosa do estado, a família Paes Landim, que ocupava a prefeitura do município a pelo menos 50 anos. ?A cidade sempre buscou um candidato que se opusesse?, disse Gil Carlos, que definiu a política de São João do Piauí como uma ?familiocracia?.
?Eu sabia que seria dificil?, afirmou o prefeito, que se empenhou em 90 dias de campanha para ser eleito no último dia 7. Gil Carlos veio hoje ao programa Agora, da Rede Meio Norte, mas começou lamentando o fato de que os habitantes de São João do Piauí não poderiam assistir sua entrevista, por que as televisões foram retiradas do ar no município. ?Esse é um abuso que tem que acabar?, disse o prefeito.
Agora eleito, a primeira preocupação de Gil Carlos é, segundo ele, a maior queixa da cidade: a saúde de má qualidade. ?São João tem um dos piores desempenhos no SUS (Sistema Único de Saúde)?, afirmou. Segundo o prefeito, o gestor da saúde na cidade é a prefeitura, que já tem recursos e sabe como resolver o problema.