O presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União-BA), anunciou nesta terça-feira, 22 de agosto, que a comissão está agendando o depoimento do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para o dia 31 de agosto.
Antes de participar de uma reunião com parlamentares da base aliada do governo Lula e da oposição para definir os requerimentos a serem votados na sessão do dia, Arthur Maia compartilhou essa informação com jornalistas.
Durante uma conversa com membros da oposição, Maia confirmou que o depoimento de Gonçalves Dias ocorrerá "na quinta-feira que vem". Quando questionado pelos jornalistas se isso se referia à quinta-feira, 31 de agosto da próxima semana, o deputado confirmou que sim.
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, a CPI dos Atos Golpistas está programada para ouvir o militar Luís Marcos dos Reis, que atuou como um dos ajudantes de ordem da Presidência da República durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
A convocação do general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no início do governo Lula, está sendo defendida pela oposição. Ele deixou o cargo após a divulgação de imagens de câmeras de segurança do Palácio Planalto que o mostravam no palácio no dia dos atos golpistas.