Presidente Lula embarca neste domingo para primeira cúpula ampliada dos Brics

Grupo discutirá a criação da categoria de países parceiros para futuras adesões ao bloco. Lula faz primeira viagem à Rússia neste terceiro mandato.

Presidente Lula embarca neste domingo para primeira cúpula ampliada dos Brics | Foto: Ricardo Stuckert / PR
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) para Kazan, na Rússia, para participar da primeira cúpula do Brics após a ampliação do bloco, que agora inclui Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes, embora a Arábia Saudita ainda não tenha aceitado formalmente o convite.

A cúpula, organizada pelo presidente russo Vladimir Putin, ocorrerá de terça (22) a quinta-feira (24). Putin não participou da reunião de 2023 na África do Sul devido ao risco de prisão por um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) relacionado a crimes de guerra na Ucrânia.

Segundo Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, a guerra entre Rússia e Ucrânia não está oficialmente na agenda, mas poderá ser discutida se os líderes se interessarem.

PUTIN NÃO VIRÁ AO BRASIL

Na sexta-feira (18), o presidente russo, Vladimir Putin, anfitrião da cúpula do Brics, anunciou que não participará do G20, marcado para o próximo mês no Brasil.

A decisão veio quatro dias após o procurador-geral da Ucrânia solicitar às autoridades brasileiras que cumpram o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023, caso Putin compareça ao evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.

AGENDA

Segundo o Itamaraty, Lula participará na terça-feira (22) de uma cerimônia de boas-vindas e de um jantar oferecido por Putin. Na quarta (23), ocorrerão reuniões entre os 10 países do bloco para discutir cooperação política, financeira e a situação no Oriente Médio, incluindo os conflitos envolvendo o Irã, um dos novos membros do Brics.

Na quinta (24), último dia da cúpula, haverá encontro com países e organizações convidados pela Rússia. Lula também terá reuniões bilaterais, com expectativa de um encontro com Putin, seguindo a tradição de ser recebido pelo anfitrião.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES