O presidente Lula se reúne nesta segunda-feira com o novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, e o secretário Laércio Portela. O encontro ocorre em meio a esforços do governo para desmentir fake news sobre taxação do Pix, após norma da Receita Federal exigir informações sobre transações acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas.
SOBRE A MEDIDA
A medida abrange todas as transações financeiras, como Pix, TEDs, saques e depósitos, e estende a obrigação de repasse de informações da Receita Federal para fintechs, operadoras de cartão e instituições de pagamento, além dos bancos tradicionais.
DESMENTIRAM INFORMAÇÃO
Na sexta, Lula gravou no Planalto um vídeo enviando um Pix para a Arena Corinthians, em Itaquera, para mostrar que não há cobrança de taxa na transferência. Torcedor do time, o presidente lembrou da dívida do clube, que chegou a R$ 710 milhões desde a construção do estádio, em 2014.
Na quinta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou um vídeo desmentindo fake news sobre taxas no Pix e impostos não propostos pelo governo. Ele confirmou apenas a tributação de jogos e apostas on-line, "como qualquer empresa nacional".